Movimento 1º de Dezembro promove desfile de bandas filarmónicas em Lisboa

Lisboa, 13 nov (Lusa) – O movimento 1º de Dezembro vai promover no último dia em que se celebra o feriado da restauração da independência de Portugal um desfile de bandas filarmónicas em Lisboa, pretendendo inaugurar uma“tradição” de “cunho popular” na capital.

“A ideia é que inaugure uma tradição na cidade de Lisboa, como há os santos populares no Santo António, que haja um desfile de bandas filarmónicas no 1º de Dezembro”, disse à Lusa José Ribeiro e Castro, do movimento 1º de Dezembro, criado para fomentar as comemorações do dia da independência e defender a restauração do feriado.

Ribeiro e Castro explicou que a ideia é que haja um concurso e festival de bandas, mas neste primeiro ano de realização do evento as bandas que desfilarão entre a estátua dos combatentes, na avenida da Liberdade, e os Restauradores, na tarde de 1 de Dezembro, foram selecionadas por convite.

Entre as 14:00 e as 17:00 desfilarão bandas dos distritos de Viana do Castelo, Bragança, Porto, Aveiro, Viseu, Guarda, Coimbra, Leiria, Castelo Branco, Lisboa, Santarém, Portalegre e Évora, estando previstas duas participações especiais, “de grupos musicais de cunho popular dos distritos de Setúbal e Beja”.

Ribeiro e Castro disse que a Câmara Municipal de Lisboa “prontamente compreendeu e acolheu a ideia”do movimento, que pretende tornar “vibrantemente popular a comemoração do 1 de Dezembro, tirando-a de corredores bafientos”.

O dirigente do movimento 1 de Dezembro votou contra, enquanto deputado do CDS-PP na Assembleia da República, o Código do Trabalho por se opor à eliminação de quatro feriados, em particular aquele que assinala a restauração da independência de Portugal.

Lisboa, Portugal 13/11/2012 14:02 (LUSA) Temas: Feriados, Política

Número de Documento: 15296535

ACL // PGF.