Iniciativa legislativa para repor o 1º de Dezembro (Lisboa)

Acção de recolha de assinaturas na rua, por Voluntários 1º de Dezembro (V1D), na Iniciativa Legislativa de Cidadãos para restabelecer o feriado nacional do 1º de Dezembro, Dia de Portugal, da Restauração e da Independência Nacional. A acção decorreu junto ao Estádio da Luz e ao Centro Comercial Colombo. E, a seguir, fomos ver o…

Itinerário Dia da Independência – Lisboa 2015

Memória do roteiro organizado pela Câmara Municipal de Lisboa, com a EGEAC, assinalando momentos patrióticos fundamentais para a independência de Portugal, em diferentes pontos da cidade.Uma novidade nas comemorações anuais do 1º de Dezembro.1 a 8 de Dezembro de 2015 ver galeria

Hino da Restauração (II): a origem do hino

Mais um artigo do Blogue “Avenida da Liberdade” Em 1861, sob o impulso da recém-criada Comissão Central 1.º de Dezembro (hoje, Sociedade Histórica da Independência de Portugal), promoveram-se concursos de textos dramáticos sobre a Restauração.

Hino da Restauração (I): a letra original

Partilhamos aqui o artigo do Blogue “Avenida da Liberdade”. O Hino da Restauração não teve sempre a letra por que hoje o conhecemos e cantamos. A letra original era a seguinte: Lusitanos, é chegado O dia da redempção Caem do pulso as algemas Ressurge livre a nação O Deus de Affonso, em Ourique Dos livres nos deu a lei:…